Biografia indisponível
Biografia indisponível
Biografia indisponível
Biografia indisponível
Biografia indisponível
Aimée de Jongh é autora, animadora e ilustradora holandesa. Depois de criar quadrinhos para um jornal diário por quase cinco anos, ela saiu em 2017 para fazer graphic novels em tempo integral. Sua obra de estreia, The Return of the Honey Buzzard, ganhou o prêmio Prix St Michel e foi adaptada para um filme live-action. De Jongh trabalha e vive em Roterdã, Holanda.
Biografia indisponível
Biografia indisponível
Biografia indisponível
Alejandro Farias nasceu em Bahía Blanca, em 1978. Atualmente vive em Buenos Aires. É Licenciado em Letras pela UBA e autor do livro infantil El pizarrón Mágico (Riderchail, 2014, com desenhos de Mariano Epelbaum). Escreveu os romances Frío (Llanto de mudo, 2008) e La edad del sueño (Perro, 2002) e o livro de poemas Cuando digo (Editorial Imaginante, 2007). Nos quadrinhos, coordena e escreve a coleção Teatro en viñetas, que conta com o apoio do Instituto Nacional de Teatro. O primeiro volume (com Venecia, de Jorge Accame e Yepeto, de Tito Cossa) recebeu o Prêmio Banda Dibujada a melhor adaptação 2012, além de ser um dos dez livros destacados pelo Prêmio Teatro del Mundo 2013. Trabalhou na graphic novel ¿Qué he ganado con quererte? sobre a vida de Felisberto Hernández, projeto ganhador dos Fundos Concursáveis para a Cultura do Uruguai (MEC). Gerencia a seção de quadrinhos (Bang Bang) da revista No-Retornable e, junto com Marcos Vergara, a editoria Loco Rabia.
Biografia indisponível
Alexandre S. Lourenço nasceu no Rio de Janeiro e mora em São José dos Pinhais, Paraná. Formado em Letras pela Universidade Federal do Paraná, começou sua produção de quadrinhos em 2010 com o site Robô Esmaga, que anos depois ganhou uma edição impressa de suas tiras compiladas. Em 2016 publicou sua primeira história longa, Você é um Babaca, Bernardo, e, mais recentemente, lançou Damasco em parceria com o roteirista Lielson Zeni, ambos indicados ao prêmio Jabuti.
Aminder Dhaliwal é cartunista e animadora canadense. Nativa de Brampton, Ontário, possui bacharelado em animação pelo Sheridan College. Aminder já trabalhou na direção, storyboard e roteiro em programas da Disney TV Animation, Cartoon Network e Nickelodeon. Recentemente trabalhou na direção e storyboard de alguns episódios de A Casa da Coruja (The Owl House), uma animação atualmente em exibição no Disney Channel. Woman World, sua obra mais conhecida, foi lançada originalmente em webcomic e posteriormente ganhou uma versão em graphic novel que será lançada em breve pela Conrad Editora.
Ana Cardoso é artista gráfica, quadrinista e ilustradora freelancer. Cuida de plantas, cachorros, pulgas e encrencas. We Pet - Animal Center é seu primeiro quadrinho lançado de forma independente.
Ana Mei mora na cidade de São Paulo com seus três gatos. Possui formação em Artes visuais, design e ilustração. Autista e entusiasta da neurociência, estuda métodos não verbais de contar histórias por aí.
Nascido em São Paulo em 1986 e radicado em Curitiba desde o ano 2000, André Caliman publicou seu primeiro trabalho na revista Quadrinhópole em 2006, com a qual venceu, junto a outros artistas, o prêmio HQMIX. Em 2014 lançou a HQ Revolta, com texto, desenhos e edição própria. Participou de diversas coletâneas em quadrinhos como o álbum Bocas Malditas e Cidade Sorriso dos Mortos Vivos, além de editar o álbum Um Rock para Caçador. A partir de 2017, publica na editora Edinumen, com títulos em diversas línguas, incluindo Ladrones de Tesoros, Aventure em Amazonie, Lost in Connection e Ciudad Capital. Em 2020 realizou a exposição individual “O Viajante Ilustrado” com publicação de catálogo próprio. No mesmo ano, publicou a webcomic As Andanças por Terra e Mar do Cavaleiro da Ilha de Vera Cruz. No final do ano de 2021, lançou a novela gráfica O Mistério do Pirata Avarento. Em 2022, publicou o projeto multimídia “As Vidas da Independência do Brasil”.
André Diniz é roteirista e ilustrador brasileiro de HQs. Publicou mais de 30 títulos por diversas editoras brasileiras, tendo sido publicado também na França, Reino Unido, Polônia, Peru e Portugal, país onde vive hoje. Seu trabalho foi ainda tema de exposições em França, Polônia, Angola e Portugal. Desde 2000, recebeu 20 prêmios das principais premiações brasileiras de quadrinhos. Entre seus trabalhos mais conhecidos, estão 7 Vidas, Morro da Favela, O Idiota, Revolta da Vacina e T.A.T.T.O.O - À Flor da Pele.
Biografia indisponível
Ann Xu é uma cartunista e ilustradora indicada ao prêmio Ignatz, e trabalha em Baltimore. Ela é bacharel em Ilustração no Maryland Institute College of Art, formada em 2017. Seus trabalhos com graphic novels incluem Vida nas sombras e Measuring Up.
Biografia indisponível
Biografia indisponível
Bill Sienkiewicz é um artista vencedor do Eisner e indicado ao Emmy, mais conhecido por revolucionar a forma como os quadrinhos são feitos. Tendo passado por quadrinhos como X-Men e Quarteto Fantástico, Sienkiewicz é um pintor de formação clássica cujas obras de arte incorporam influências abstratas e expressionistas e combinam pintura a óleo, acrílico, aquarela, mídia mista, colagem e mimeógrafo. Seu trabalho já esteve em museus, como Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, galerias de arte em Paris, Barcelona e Toscana; campanhas publicitárias e dezenas de filmes de Hollywood.
Bill Watterson é o criador das histórias de Calvin e Haroldo, um garoto de seis anos e seu melhor amigo, um tigre de pelúcia chamado Haroldo, e desenhou as tiras da dupla diariamente de 1985 a 1995. Seu trabalho está em exposição na Biblioteca e Museu Billy Ireland Cartoon da Universidade do Estado de Ohio.
Biografia indisponível
Biografia indisponível
Camila Abdanur é ilustradora e quadrinista mineira. A temática queer está muito presente em seu trabalho, complementada por seu estilo fofo e divertido. Quando não está rabiscando em qualquer superfície disponível, você pode encontrá-la tagarelando no twitter ou tentando receber afeto do seu gato preto mimado.
Biografia indisponível
Natural de São Manuel, no interior de São Paulo, Camilo Solano é autor de diversas HQs, entre elas Desengano, Beliscão, O Fio do Vento, Cascão: Temporal e Solzinho. Foi finalista do Prêmio Jabuti 2018 com a obra Semilunar e indicado ao Troféu HQMIX de Novo Talento Desenhista e Novo Talento Roteirista por Inspiração - Deixa entrar sol nesse porão. Além de quadrinista, Solano é cantor e compositor, tendo lançado diversos singles, como Hey Friend!, Quase Todo Mundo é Assim e Desculpa o Áudio.
Carlos Ruas é quadrinista e autor do Um Sábado Qualquer, Mundo Avesso e Cães e Gatos, três universos distintos e criativos que compõem a sua obra. Tem nove livros publicados, tanto por editoras, quanto por financiamento coletivo. A obra De onde viemos é o segundo maior projeto em arrecadação e apoiadores na categoria “quadrinhos”, no Catarse. Artista premiado, Ruas ganhou o troféu HQMix na categoria Webtiras em 2012, e em 2015, o livro Êxodo: nos bastidores da Bíblia, conquistou o 32° Troféu Angelo Agostini. Por sua produção artística consistente nas redes sociais, no mercado literário e em projetos comerciais bem-sucedidos, Carlos Ruas se consolida um dos principais quadrinistas do cenário nacional.
Carol Ito é jornalista, quadrinista e ilustradora que ama contar histórias usando narrativas gráficas. Trabalha com HQs desde 2014 e é especialista em jornalismo em quadrinhos, colaborando com veículos como Revista Piauí, Agência Pública, Revista Trip, Revista Morel, entre outras, com destaque para temas envolvendo direitos humanos e direitos das mulheres. É autora de Inteiro pesa mais do que metade (ed. nVersos, 2023), Siriricas Tristes e outras (in)felicidades (ed. Veneta, 2023) e coautora de Boy Dodói: histórias reais e ilustradas sobre masculinidade tóxica (ed. Bebel Books, 2023). Em 2024, lança sua história em quadrinhos O Novo Sempre Vem pela Editora Conrad em formato físico, no selo HQ para Todos.
Biografia indisponível
Biografia indisponível
Daiandreson Victor nasceu em Petrolina-PE, onde escreve e desenha quadrinhos atualmente. Licenciado em Artes Visuais, trabalha como ilustrador e quadrinista desde 2016. Participou do Concurso Internacional Silent Manga Audition. Em 2018, de forma independente e por meio do Catarse, publicou sua primeira HQ impressa: Sangue e Coragem. Produz a série de tiras Afroboy no Instagram desde fevereiro de 2020. Atualmente desenha para uma série do selo Bruttal do Omelete.
Biografia indisponível
Biografia indisponível
Daniel Bretas nasceu em 1991 na cidade de Belo Horizonte (MG), formado em Cinema e Audiovisual pelo Centro Universitário UNA. Atualmente leciona desenho acadêmico no Estúdio Black Ink, além de trabalhar diretamente nos mercados de ilustração, design, quadrinhos, animação e audiovisual. Bretas foi vencedor do concurso nacional Brazil Mangá Awards (BMA) em 2015 e além de publicar zines e quadrinhos de maneira independente, trabalha também com publicações pela Editora Draco. Sempre busca apresentar em seus trabalhos uma versão inconstante da verdade e uma realidade fora do plano material.
Dash Shaw mora em Richmond, Virgínia. Foi bolsista do Sundance Labs em 2010 e bolsista do Cullman Center entre 2014 e 2015 na Biblioteca Pública de Nova York. Cartunista, animador e ilustrador, nasceu em Los Angeles e frequentou a Escola de Artes Visuais.
David Petersen nasceu em 1977. Sua carreira artística começou logo a seguir. Uma dieta constante de desenhos animados, quadrinhos e escalada em árvores alimentou sua imaginação e ainda inspira seu trabalho até hoje. Ele obteve seu bacharelado em gravura pela Eastern Michigan University e mora em Michigan com sua esposa, Julia, e seu cachorro.
Biografia indisponível
Diana Salu é de Brasília. Em sua trajetória destaca-se a conexão com o fazer artístico autoral, independente, dissidente e seu interesse caminha pelo que mora entre corpo, poesia e visualidades. Desde 2013, publica seus trabalhos principalmente de forma autônoma em zines, livros e revistas. Destaca-se 'Cartas para Ninguém' (2019-2021, Padê Editorial) vencedor do troféu HQMIX 2020 na categoria projeto gráfico - onde trabalha o hibridismo de linguagens e gêneros, com um olhar para a poesia, o desenho, a paisagem e a memória - ; e "Então você quer escrever personagens trans?" (2021, independente). Além de ter diversos quadrinhos curtos publicados nas zines da ‘MÊS editora’ (2013-2017), da qual foi uma das fundadoras, participou de coletâneas de quadrinhos e literatura, como "Segunda-feira eu paro" (Independente, 2019), "Quadrinhos Queer" (Editora Skript, 2020), "Histórias Quentinhas Sobre Existir" (Independente, 2021) e "Tomar Corpo" (Editora Jandaíra, 2021). Foi idealizadora da Dente – feira de publicações e trabalhou na produção do evento até a sua quinta edição. Em 2021 deu início ao "Transzine-se: laboratório de fanzines", espaço de invenção e troca entre pessoas trans que tem a zine como centro para processos de criação pessoal e coletivos.
Dieferson Trindade nasceu em Porto Alegre e é ilustrador freelancer, mas sua paixão mesmo é desenhar, escrever quadrinhos e contar histórias. Já publicou várias obras por financiamento coletivo e suas histórias transitam por temas familiares e sensíveis.
Biografia indisponível
Biografia indisponível
Eduardo Medeiros é autor de histórias em quadrinhos desde 2007, além de trabalhar como ilustrador de livros, revistas e jornais. Já publicou Mondo Urbano (onipress/Devir/Mino), A história mais triste do mundo (Stoutclub), Strange Tales (Marvel), Sopa de Salsicha (Cia das letras), Open Bar (Panini), Gothan Academy (DCcomics), FunnyCreek (Comixology originals/ Pipoca e Nanquim) e Joker 80th (DCcomics/ roteiro). Eduardo é membro da produtora de histórias em quadrinhos StoutClub.
Biografia indisponível
Biografia indisponível
Fernando Luna Vicente é músico, roteirista e produtor de rádio espanhol, diretor de dublagem e produtor artístico. Suas atividades profissionais e seu trabalho foram realizados na Rádio Nacional de España, TVE, Canal Plus e na Fundação Germán Sánchez Ruipérez.
Flavio Colin começou a atuar em quadrinhos na década de 1950 e já teve seus trabalhos publicados na Bélgica, na Itália, na Espanha e em Portugal. Foi três vezes ganhador do prêmio HQMix e duas vezes agraciado com o Angelo Agostini.
Biografia indisponível
Gabriela Güllich é jornalista, quadrinista e designer. Trabalha com comunicação visual voltada para temas de direitos humanos e meio ambiente. Participou do Latinográficas - programa de aprendizaje y colaboración entre periodistas.
Gegê Schall é autora de quadrinhos natural de São Paulo, cujas obras foram publicadas pela BOOM! Studios, Image Comics, Dark Horse, IDW Publishing, Humanoids Inc., Conrad Editora, Balão Editorial, Zarabatana Books, entre outras, incluindo publicações independentes. Seus trabalhos mais recentes incluem a minissérie de ficção científica Made in Korea (Conrad) e o drama familiar cômico Chasing Echoes (Humanoids Inc.). Atualmente vive em Barcelona e pode ser encontrada on-line no Twitter e Instagram gegeschall. Além disso, às vezes transmite seu processo de trabalho (ou apenas bate-papo) em twitch.tv/george_schall.
George Schall é artista e escritora de São Paulo, Brasil, e seus trabalhos já foram publicados na BOOM! Studios, Image Comics, Dark Horse, IDW, Humanoids Inc. Seus últimos trabalhos são Made in Korea, Better Angels e Chasing Echoes. Você pode encontrá-la no Instagram e Twitter como @georgeschall ou em live streaming como Twitch.tv/george_schall.
Georges Bess é um artista francês, mais conhecido por sua colaboração com Alejandro Jodorowsky. Mudou-se para a Suécia no início da década de 1970 e foi lá que produziu seus primeiros trabalhos artísticos, seja com seu nome próprio ou sob os pseudônimos Tideli e Nisseman. Ele cooperou com a revista Mad sueca e, de 1977 a 1987, desenhou histórias do Fantasma de Lee Falk. No início da década de 1980, Bess viajou para o Tibete e ficou muito impressionado com o país. Foi pouco depois que conheceu e começou a colaborar com Jodorowsky, no que se tornaria uma parceria longa e bem-sucedida.
Biografia indisponível
Formado em jornalismo e direito, Gonçalo Junior trabalhou em vários jornais (Jornal da Bahia, Bahia Hoje, Tribuna da Bahia, Gazeta Mercantil e Diário de S. Paulo) como repórter e editor. É autor de mais de 50 livros, principalmente biografias (Rubem Alves, Herbert Richers, Assis Valente, O Bandido da Luz Vermelha, Jacob do Bandolim, Milo Manara e outros). Sua primeira obra saiu em 2001, pela Conrad: Pais da TV. Pelo mesmo grupo editorial lançou a versão em quadrinhos de Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto. Como escritor, ganhou quatro vezes o Troféu HQMix. O primeiro, de 1997, com a pesquisa que baseou o livro A Guerra dos Gibis — a formação do mercado editorial brasileiro e a censura aos quadrinhos, 1933 a 1964. Escolhido o melhor livro teórico sobre quadrinhos no Troféu HQMix de 2005, ele sai agora em edição revista e ampliada pela Conrad em 2023.
Gonzalo Martínez é arquiteto pela Universidade do Chile, mas desde 2004 se dedica à publicação de quadrinhos, que têm sido sua paixão ao longo da vida. Seus livros foram publicados no Chile, Argentina, Colômbia, México, Estados Unidos, Nova Zelândia e, também, no Brasil. Junto de Francisco Ortega, produziu Mocha Dick: A lenda da baleia branca, publicado pela Conrad.
Biografia indisponível
Guilherme Bon, nascido em Nova Friburgo em 1993, trabalhou como ator, diretor, dramaturgo de teatro, roteirista, e como palhaço por um tempo, eventualmente como ilustrador e brevemente como professor de piano. Desde criança, quando lia Homem Aranha, Asterix e Turma da Mônica, sonhava também em fazer histórias em quadrinhos.
Gustavo Lambreta é formado em design gráfico pela Mackenzie e trabalha com arte desde 2000. Já trabalhou em agências de publicidade, freelancer e também como professor em escolas técnicas. Em 2015, com outros autores, fundou o Coletivo Escape HQ e publicou cinco edições as quais foi editor-chefe das quatro primeiras. Em 2017 participou da coletânea Marcatti 40 que ganhou o HQ Mix de 2018.
Hiromi Goto é uma emigrante do Japão que vive no Canadá. Ela escreveu Chorus of Mushrooms, The Kappa Child e mais três romances para crianças e jovens, um livro de poesia e uma coleção de contos. Vida nas sombras é sua primeira graphic novel.
Biografia indisponível
Isabor Quintiere nasceu em 1994 na Paraíba, onde mora até hoje. É graduada e mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e autora do livro de contos A cor humana (2018). Recebeu em 2019 o Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica por seu conto de terror Madres. Fã de Junji Ito e de narrativas literárias que causam desconforto, Jogo de Sombras (2021) é sua primeira aventura nos quadrinhos como roteirista.
James Stokoe é um artista de quadrinhos canadense conhecido por suas obras Wonton Soup, Orc Stain, Sobek, Godzilla in Hell e Godzilla – A Guerra de Meio Século. Ele participa do coletivo Yosh Comics junto de sua esposa, Marley Zarcone, Corey Lewis e Brandon Graham.
Jayson Santos é ilustrador freelancer e faz quadrinhos desde que se entende por gente. Formado em design gráfico e apaixonado em contar histórias, já publicou mais de dez obras em seu site, e também possui um canal no YouTube no qual ensina como fazer quadrinhos. Atualmente publica em seu site a webcomic Hooligan. Em uma pausa no quadrinho em 2016, começou a rabiscar as primeiras ideias do que se tornou o universo fantástico de Makai, palco de seu quadrinho Makai Mail – O Serviço de Entregas Infernal.
Jeff Jensen foi roteirista da série de TV Watchmen, da HBO, indicado aos Prêmios Hugo e Nebula, e roteirista e produtor executivo do filme Tomorrowland: um lugar onde nada é impossível, de 2015. Sua graphic novel Green River Killer: A longa caçada a um psicopata, que retratou a vida e a carreira de seu pai, o detetive Tom Jensen, ganhou o Eisner Award de Melhor obra baseada em fatos. Passou 19 anos trabalhando na revista Entertainment Weekly Magazine como redator sênior, crítico e repetidor detalhista de programas de TV. Mora em Lakewood, Califórnia, com seus três filhos e um gato; atualmente colabora com sua noiva em um novo e inspirador projeto que envolve anéis, bolo e beijos. Se houvesse apenas uma palavra para tudo isso;
Jefferson Costa é quadrinista, ilustrador, storyboarder e desenhista de personagens e cenários em séries de animação e longa-metragens. É coautor do livro ilustrado Anansi, e já lançou diversos quadrinhos, entre eles Orixás-IKU, A Dama do Martinelli, a graphic MSP Jeremias – Pele, pela qual ganhou junto de Rafael Calça dois Troféus HQMix (Melhor Edição Especial Nacional e Melhor Publicação Juvenil) e o Prêmio Jabuti (Melhor História em Quadrinhos), e sua continuação Jeremias – Alma que também recebeu dois Troféus HQMix (Melhor Roteirista Nacional e Melhor Publicação Juvenil). Já Roseira, Medalha, Engenho e outras histórias, lançado pela Pipoca&Nanquim, foi vencedor de três Troféus HQMix (Melhor Edição Especial Nacional, Melhor Desenhista Nacional e Novo Talento Roteirista).
Jeremy Holt é autore não binárie e seus trabalhos mais recentes são Virtually Yours, Before Houdini e Skip to the End. Elu recebeu muitos elogios de Brian K. Vaughan (Y: O Último Homem, Saga e Fugitivos), assim como do mágico e criador de palavras-cruzadas David Kwong. Seu Twitter é @jeremyholtbooks.
Biografia indisponível
João Velozo é fotojornalista especializado em cobertura de violência urbana, direitos humanos e questões ambientais. Foi vencedor do Yunghi Grant e do Prêmio Cláudio Weber Abramo, além de ter recebido uma menção honrosa no CreateCOP27.
Johanne Hildebrandt é uma jornalista e escritora sueca. Foi correspondente de guerra por mais de dez anos, cobrindo a Guerra Civil Iugoslava e do Afeganistão. Em 2001 publicou o livro Blackout relatando suas experiências nos Bálcãs, rendendo-lhe um dos prêmios mais importantes do jornalismo sueco, e entre 2002 e 2004 lançou a Saga de Valhala, sua série de livros mais famosa. Deixou de ser correspondente de guerra em 2010 para se concentrar em escrever seus livros e em colunas de jornal, e foi a primeira mulher a entrar na Academia Real Sueca de Ciência da Guerra em 2012.
John Kascht já caricaturou milhares de rostos famosos para revistas, jornais e letreiros da Broadway. Seu trabalho está na coleção da National Portrait Gallery.
Jordan Mechner nasceu em Nova York e atualmente mora na França. Autor, roteirista e criador de videogames, incluindo Karateka, Prince of Persia e The Last Express, ele fez uma parceria com a Ubisoft para produzir Prince of Persia: The Sands of Time em 2003 e participou da sua adaptação cinematográfica pela Disney em 2010. Em 2017, recebeu o Prêmio Pioneiro da Associação Internacional de Desenvolvedores de Jogos. Publicou The Making of Prince of Persia: Journals 1985-1993, uma adaptação de seu diário pessoal, e depois lançou Year 1-3 in France por meio da publicação de seus cadernos de esboços. Desde 2012, também escreve histórias em quadrinhos, incluindo Templiers (com LeUyen Pham e Alex Puvilland) e Monte Cristo (com Mario Alberti). Replay é sua primeira graphic novel como roteirista e desenhista.
Jorge Zugliani assina seus trabalhos como Jozz. Nasceu em Jaú, interior de São Paulo, em 1983. É ilustrador, autor de quadrinhos, designer editorial, professor e pesquisador universitário. Cursou desenho e ilustração na Quanta Academia de Artes (2004 - 2005), graduou-se em Design Gráfico pela Universidade Mackenzie (2006), pós-graduação em Design Editorial pela Universidade SENAC (2012), mestrado em Design pela Unesp Bauru (2020) e agora doutorando em Design pela mesma instituição. Em 2008, ganhou o Troféu HQMIX na categoria Desenhista Revelação. Em animação, integrou a equipe de Alê Abreu durante os filmes “O Garoto Cósmico”, “Passo”, “O Menino e o Mundo”. Além de outros trabalhos como “Divino De Repente”, de Fábio Yamagi; “Pintas”, de Marcus Vasconcelos e “Torre”, de Nádia Mangolini. Seu mais recente trabalho é A Cidade Submersa (Atelier Garabato, 2020).
José Aguiar (quadrinhofilia) é mestre em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR. Premiado quadrinista também publicado na Europa. Indicado ao Prêmio Jabuti pelos seus livros Reisetagebuch – uma viagem ilustrada pela Alemanha, Coisas de adornar paredes, A infância do Brasil e CWB. Este último também foi finalista do Prix BD Alternative do Festival de Angoulême, na França. Sua tira de humor Nada com coisa alguma é publicada diariamente no jornal O Globo. Escreveu sobre HQ e cultura pop na Folha de SP e no site Omelete. Autor da tira adolescente Malu, disponível em wwwmalucacombr e de Debaixo D'água, HQ autobiográfica com roteiro de Fernanda Baukat.
Biografia indisponível
Biografia indisponível
Biografia indisponível
Keiji Nakazawa foi um mangaká japonês sobrevivente da bomba de Hiroshima em 1945. Aos seis anos de idade, perdeu a família, exceto a mãe, no incêndio provocado pelo primeiro ataque com a bomba atômica. Em 1961 mudou-se para Tóquio e começou a trabalhar como quadrinista em publicações como Shonen Gaho e Shonen King. Após a morte da mãe em 1966, Nakazawa passou a realizar histórias autobiográficas, inspirado em suas lembranças da infância e juventude. Entre esses trabalhos, destaca-se Gen Pés Descalços. Sua obra-prima foi traduzida para mais de dez idiomas, e recebeu também uma versão animada e liveaction. Embora tenha ficado famoso pelos retratos de guerra pacifistas, o artista realizou histórias nos mais diversos gêneros. Nakazawa anunciou sua aposentadoria em 2009 quando teve os primeiros sinais de diabetes e catarata. Faleceu em 2012, vítima de câncer de pulmão.
Biografia indisponível
Kevin Panetta é um escritor de quadrinhos e cocriador da série de garotas mágicas Zodiac Starforce, publicada pela Dark Horse Comics. Ele cresceu em Nova York e no Alabama, mas atualmente vive a meio caminho entre os dois, em Washington, DC. Bloom é sua primeira graphic novel.
Biografia indisponível
Biografia indisponível
Biografia indisponível
Leonardo Melo é roteirista e escritor, publica quadrinhos desde 2006, quando lançou a revista Quadrinhópole, que ganhou o HQMIX de melhor publicação em grupo. Em 2012 transformou a Quadrinhópole em editora independente, tendo publicado os títulos do Gralha, Undeadman – A Saga de um Imortal, Sequestro em Três Buracos, Clássicos Revisitados, Retorno a Slumberland, a adaptação em quadrinhos de O Conde de Monte Cristo, entre outros. Já participou dos principais eventos de quadrinhos do país, como o FIQ em Belo Horizonte, e a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, geralmente como expositor, mas também em mesas sobre roteiro, quadrinhos digitais, quadrinhos independentes, entre outras.
Lorenzo Mattotti vive e trabalha em Paris. Em 1984, seu livro Fuochi foi recebido como um evento no mundo dos quadrinhos e ganhou inúmeros prêmios internacionais. Hoje, os livros do artista são publicados em todo o mundo e seus desenhos são impressos nas capas e nas páginas da imprensa internacional. Lorenzo Mattotti também desenha vários cartazes, como por exemplo para o Festival de Cinema de Cannes e o Festival de Cinema de Veneza. Mais de 40 exposições pessoais foram dedicadas a ele em todo o mundo, incluindo retrospectivas no Palais des Expositions em Roma, no museu Frans Hals em Haarlem, no museu Porta Romana em Milão, no FHEL em Landerneau ou na Villa Manin na Itália. Com o lançamento nos cinemas em 2019 de seu primeiro longa de animação, A Famosa Invasão dos Ursos na Sicília, o universo de Mattotti agora se desdobra entre cinema, quadrinhos, desenho e pintura.
Lucas Marques é coautor de Cesariana (2019), Ritos de Passagem - Quando Éramos Irmãos (2020) e Ciça, a Menina-Saci (2022).
Manuel Gutiérrez é autor e pesquisador de quadrinhos nascido em Ceuta. Depois de graduar-se em Belas Artes em Granada, foi direcionando seus passos profissionais para o setor editorial e há mais de dez anos realiza trabalhos como diretor de arte, ilustrador, desenhista, roteirista e poeta. Atualmente, sob a supervisão de Sergio García Sánches, prepara seu doutorado em História e Arte focado em um estudo teórico-prático sobre narrativas e estruturas alternativas dentro da linguagem dos quadrinhos e seu vínculo com a poesia.
Manuel Romero, nascido em Ribafrecha, La Rioja, é pintor e ilustrador profissional. Formado em Belas Artes pela Universidade Complutense de Madri, ganhou inúmeros prêmios de ilustração, desenho e pintura; e trabalhou para as mais importantes agências de propaganda da Espanha, fazendo layouts, artes-finais e ilustrações para storyboards. Além de ser colaborador habitual do jornal La Rioja, já ilustrou mais de cinquenta livros infantis. Goya Saturnália é seu primeiro trabalho como autor profissional de quadrinhos.
Marcela Godoy nasceu em 21 de junho de 1973 e é natural de São Paulo. É autora de romances, quadrinhos e games. Entre seus trabalhos, destacam-se o romance O Primeiro Relato da Queda de um Demônio, ilustrado por Marcelo Campos, e Liah e o Relógio, ilustrado por Weberson Santiago (ProAc 2007) e, nos quadrinhos, Sete Segundos de Eternidade, arte de Thiago Ossostortos, Fractal, com Eduardo Ferigato (ProAc 2008), Uma dupla que faz acontecer, com Paulo Pina, e A Dama do Martinelli, com Jefferson Costa (ProAc 2009). Participou da coleção Shakespeare em Quadrinhos, com Romeu e Julieta, arte de Roberta Pares, e Macbeth, com Rafael Vasconcellos, ambos selecionados pelo PNLD, e da coleção Graphic MSP, com o título Papa-Capim: Noite Branca, com arte de Renato Guedes.
Biografia indisponível
Mariapaola Pesce Genovesa de nascimento, livreira por herança familiar, também formadora e executive coach, hoje se ocupa finalmente de escrita e formação. Desde Si j’étais une souris, seu primeiro livro ilustrado publicado por Grasset, publicou Filo il amico immaginario (Eli Publishing), La collana della nonna (Il Castoro), Case nel mondo (ElecktaKids), os primeiros dois volumes da série Alice in Austenland (Hop Edizioni), Fuga da campo sventura (Bonelli Kids) e Il grande viaggio di Naoki (Jaca Books). Atualmente faz parte da direção artística do festival 9mbreinlibro.
Biografia indisponível
Biografia indisponível
Max Andrade, nascido em 1991 no interior de Minas Gerais, iniciou a carreira nos quadrinhos em 2008. Escreveu e desenhou a série Tools Challenge; The HYPE, junto com Marcel Ibaldo, vencedora do Troféu HQMix; Juquinha - O Solitário Acidente da Matéria, e muitas outras. Foi premiado no concurso internacional Silent Manga Audition que o levou ao Japão três vezes. Em 2022, lançou a Graphic MSP Anjinho - Além, reinterpretando o clássico personagem de Mauricio de Sousa.
Nascida em Leiden e radicada em Amsterdã, na Holanda, Mei-Li Nieuwland é jornalista gráfica e ilustradora. A maior parte do seu trabalho é em infográficos e narrativa visual, para clientes diversos, como a Universidade de Amsterdã, o Rijksmuseum, diversos hospitais e o governo holandês. Antropóloga cultural por formação, ela se interessa por compreender melhor as complexidades e nuances dos seres humanos, usando ilustrações para contar suas histórias com empatia e naturalidade.
Mel Zohar Formou-se no ensino secundário artístico e em seguida na escola romana de quadrinhos em 2015. Ao mesmo tempo que se aproximava do mundo da fotografia, ganhou uma bolsa de estudos na Scuola Romana di Fotografia e Cinema. Hoje trabalha profissionalmente com fotografia e ilustração, colaborando com realidades independentes.
Escritor e desenhista, Miguelanxo Prado nasceu na Espanha, em 1958. Estudou arquitetura e antes de se voltar aos quadrinhos, dedicou-se à pintura e à escrita. Revelação das HQs espanholas em 1988 com o seu primeiro álbum Mundo Cão, já lançado no Brasil, a sua carreira tem sido recheada de sucessos como Traço de Giz, que recebeu o prêmio dos livreiros BD 93, o Alph-art do melhor álbum estrangeiro de Angoulême e o prêmio especial do Festival de Sierre em 1994, em 1997 foi indicado ao prêmio Eisner Award na categoria de melhor pintor com o álbum Tangências, também lançado no Brasil pela Conrad. Outros títulos famosos são uma adaptação de "Pedro e o Lobo" em quadrinhos, Fragmentos da Enciclopédia Délfica, Stratos, Crônicas Incongruentes e Quotidiano Delirante, entre tantos outros. Também já participou da animação Homens de Preto na concepção visual da série e dos personagens e ilustrou a história “Sonho” do romance Sandman: Noites sem Fim de Neil Gaiman.
Biografia indisponível
Moisés Hidalgo é ilustrador e quadrinista chileno da BOOM! Studio. Influenciado por mangás e comics americanos, estudou no Instituto Profissional de Arte e Comunicação Arcos de Santiago e tem desenhado desde então. Já publicou os quadrinhos Might Morphin Power Rangers, Buffy Vampire Slayer e Dark Blood.
Pablito Aguiar é quadrinista. Vive e trabalha em Alvorada, no Rio Grande do Sul. Desde 2015, escuta histórias reais e as transforma em quadrinhos. Em 2016, lançou Alvorada em quadrinhos, que reúne relatos de 23 moradores da sua cidade natal. Pela Arquipélago, lançou o livro Almoço: uma conversa com Eliane Brum (2022) e Conversas em Porto Alegre (2024). Atualmente trabalha como repórter-quadrinista para a plataforma Sumaúma – Jornalismo do Centro do Mundo.
Biografia indisponível
Biografia indisponível
Paulo Bruno é um artista cearense-caririense, Ilustrador e autor de Histórias em Quadrinhos. Graduado em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Teve participação na coletânea independente em quadrinhos Linha Alternativa nº 2 (2017) e nº 3, (edição com indicação ao Troféu HQMIX, 2018) pelo coletivo Estação 9. Autor da Web Comic Direitos Humanos em Quadrinhos que saiu pela Universidade Federal do Cariri (2021), Interpretando (2021) e Afetos (2022), ambos projetos independentes de compartilhamento virtual de tiras (Interpretando teve indicação ao Troféu HQMIX, 2021).
Biografia indisponível
Biografia indisponível
Biografia indisponível
Biografia indisponível
Priscilla Miranda é psicóloga clínica, quadrinista e feminista. É coautora do livro Dispositivo Amoroso: um guia de autoconhecimento para mulheres (2022).
Rafael Calça é ilustrador e roteirista de histórias em quadrinhos. Já fez ilustrações para diversos livros e revistas, incluindo publicações das editoras Abril, Ática, Globo, LeYa e Moderna. Participou das coletâneas Front #16, (ViA Lettera), Quebra-Queixo - Technorama vol. 3 (Devir) e Crônicas da Terra da Garoa (Sesi-SP). Em 2019, recebeu o Troféu Angelo Agostini de Melhor Roteirista pelo álbum Jeremias - Pele, e pela mesma obra, ganhou junto de Jefferson Costa dois Troféus HQMix (Melhor Edição Especial Nacional e Melhor Publicação Juvenil) e o Prêmio Jabuti (Melhor História em Quadrinhos).
Biografia indisponível
Biografia indisponível
Biografia indisponível
Ricardo Tokumoto, ou Ryot, nasceu na cidade de Limeira, interior de São Paulo. Mudou-se pra Belo Horizonte em 2006 e cursou a faculdade de Belas Artes na UFMG, com bacharelado em Cinema de Animação. É responsável pelo site ryotiras, além de fazer quadrinhos pra revista MAD e outras publicações esporádicas. Faz parte do coletivo Pandemônio e também trabalha como ilustrador em vários setores, principalmente na área de livros infantis. Em 2015 foi vencedor do concurso nacional Brazil Mangá Awards (BMA) com a obra Starmind e em 2016 ganhou o Troféu HQ Mix de melhor webquadrinhos com Ryot IRAS.
Rodolfo Santullo nasceu na Cidade do México, em 1979, mas logo se mudou para Montevidéu, Uruguai, onde vive até hoje. É jornalista, escritor, roteirista de histórias em quadrinhos e cinema. Trabalhou nos roteiros de Malandros, El Oro del Zar, El Dormilón, El Escapista, Pintamonos, entre outros.
Biografia indisponível
Biografia indisponível
Biografia indisponível
Biografia indisponível
Savanna Ganucheau é quadrinista e ilustradora. Ela começou nos quadrinhos publ icando e vendendo seu trabalho em lojas de quadrinhos de sua cidade natal: Nova Orleans. Juntamente com a criação da webcomic George e Johnny, Savanna desenha para publicações notáveis como Jem e as Hologramas, A Hora da Aventura e Lumberjanes. Bloom é sua primeira graphic novel.
Shingo Honda é um mangaká prolífico com experiência em diversos gêneros, de mangás esportivos a obras de terror gore. Alguns de seus mangás mais conhecidos são Hakaijuu, Kiriko, Takkyuu Dash!!, Pierrot Man e Happyland, este último lançado pela Conrad Editora.
Shintaro Kago, nascido em 1969 em Tóquio (Japão), é ilustrador e mangaká especialista em histórias do gênero ero‑guro. Ele passou a ser cultuado pelo seu trabalho transgressor para o público adulto marcado pelo horror, ficção científica, erotismo psicodélico e grotesco. Em 2010, ganhou o 3º Prêmio Mundial Baka-misu e foi homenageado no XIX Salão de Mangá de Barcelona em 2013, na Espanha. Entre seus títulos publicados no Brasil estão Dementia 21 (Todavia), Pedacinhos (Darkside) e Parasitic City (Conrad Editora).
Biografia indisponível
Natural de Okinawa, Susumu Higa é um mangaká renomado que conta histórias sobre a cultura e a história da sua região natal desde o final da década de 1980. Baseando-se nas histórias de seus pais e nos testemunhos de outros okinawanos, Higa nos apresenta vários aspectos da ilha: seus habitantes, soldados, sacerdotisas e crenças. Ao longo da sua longeva carreira, venceu vários prêmios, inclusive o Grande Prêmio do Festival de Arte Midiática do Japão na categoria mangá em 2003. Suas coletâneas sobre Okinawa, Espada de Areia, de 1995, e Mabui, de 2010, foram compiladas em um único volume, Okinawa, lançado pela Conrad Editora em 2025.
Mestre em Artes Visuais pela Sorbonne, Sylvain Repos sempre foi fã de quadrinhos, e tem como principais referências Katsuhiro Otomo, Moebius, Rick Remender e Brian K. Vaughan. Yojimbot foi sua primeira graphic novel, na qual os leitores conhecem um mundo pós-apocalíptico comandado por robôs-samurais.
Tali Grass é revisora e preparadora de textos, também é escritora e roteirista de quadrinhos, vencedora do 33° Troféu HQMIX — Novo Talento Roteirista. Possui formação na área de Letras e Produção Editorial.
Biografia indisponível
Thiago Egg é ilustrador, quadrinista e designer gráfico paulistano radicado em Vitória desde 2012, com mais de 20 anos de carreira com trabalhos para os mercados de cinema e home vídeo, games, editorial e publicidade. Começou a publicar quadrinhos autorais em formato de webcomics e impressos em 2015.
Biografia indisponível
Tiago Lacerda, ou Elcerdo, é quadrinista e ilustrador. É um dos editores e criadores da Revista Beleléu que começou como uma revista em quadrinhos em 2009 e se tornou um dos importantes selos de quadrinhos da cena independente do Rio de Janeiro.
Tom Scioli é escritor e artista especializado em quadrinhos e graphic novels, já indicado ao prêmio Eisner. É o autor de Jack Kirby: A épica biografia do Rei dos Quadrinhos, assim como de diversas obras originais de ficção científica e super-heróis como American Barbarian, The Myth of 8-Opus e Godland. Também trabalhou na reconcepção séries consagradas com Quarteto Fantástico: Grand Design, Super Powers, Transformers vs. Comandos em Ação e na repaginada cyberpunk dos Go-Bots. É famoso por seu traço singular, diagramações dinâmicas e textos criativos, e é um dos poucos cartunistas auteurs que escreve, desenha, colore e letreira seus quadrinhos à mão. Também apresenta o Total Recall Show, focado em cultura pop, e colabora frequentemente com o podcast Cartoonist Kayfabe.
Valentine De Landro se inseriu com sucesso na indústria dos quadrinhos em diversas ocasiões distintas. Após trabalhar como assistente de arte na editora Dark Horse (através do estúdio Bright Anvil, de Toronto, no Canadá), o pessoal da Marvel deu a ele edições de Marvel Age Spider-Man, Marvel Knights: 4 e de X-Factor para desenhar. Desenvolver e cocriar Bitch Planet com Kelly Sue DeConnick mudou todo o curso de sua carreira. Ele soube que as críticas eram elogiosas, mas não leu nenhuma delas. Ele fica verdadeiramente feliz com críticas positivas. De Landro mora ao leste de Toronto, estado canadense de Ontario, com sua esposa Maya e seus dois filhos.
Biografia indisponível
Vitor Cafaggi é um dos quadrinistas mais conhecido hoje no Brasil. Sua primeira publicação independente,Duo.tone, e a coletânea de tiras Valente para sempre, renderam ao autor o Troféu HQ Mix de 2012 na categoria Novo Talento. Em 2013, em parceria com a irmã, Lu Cafaggi, foi convidado a fazer o álbum Turma da Mônica – Laços, segundo volume da série Graphic MSP, que fez tanto sucesso que ganhou duas continuações e ainda foi adaptado para o cinema com atores reais.
Wander Antunes é um escritor, ilustrador e quadrinista brasileiro com longa carreira no país e no exterior. Foi editor da revista Canalha, da editora Brainstore, onde retomou o personagem Zózimo Barbosa, criado para a Estação Leitura. Já trabalhou com o desenhista Mozart Couto em Crônicas da Província e fez sua estreia no mercado europeu em 2004 com Gilda, publicado pela editora suíça Paquet. Também publicou no exterior Big Bill est mort (2005), Vieille Amérique (2005), L´oeil du diable (2006), entre outros.
Biografia indisponível
Biografia indisponível
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar nosso site, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa Política de cookies. Política de cookies e privacidade